segunda-feira, 19 de setembro de 2011

XI Encontro da Rede Latinoamericana de Centros.


De 18 a 24 de setembro se realizará na casa de Oração Brisa do Carmelo de santa tecla, El Salvador, o 11° Encontro da Rede Latinoamericana de Centros e Institutos de Pastoral da Juventude.

Esta Rede, criada em 1991, está intimamente ligada à opção da Igreja latinoamericana pela juventude, desenvolvida nas Conferências Gerais do Episcopado da América Latina em Medellín e Puebla e confirmada nas Conferências Gerais de Santo Domingo e Aparecida.

A Rede de Centros e Institutos é uma presença qualificada e profética a serviço da evangelização da juventude. Ao mesmo tempo promove a formação, assessoria e investigação do mundo dos adolescentes e jovens da América Latina, escutando suas angústias, necessidades e demandas, pontuando respostas, oferecendo metodologia, formação e subsídios sem substituir o protagonismo juvenil ou interferir em sua organização.

Através destes encontros se busca favorecer o intercâmbio de experiências de formação e materiais entre os Centros e Institutos, criando metodologias que fundamentem e integrem o caminho, superem o isolamento, ampliem relações e fortaleçam a evangelização e a Pastoral da Juventude libertadora, sempre situadas no contexto das mudanças culturais da realidade da juventude empobrecida latino-americana.

Este 11° Encontro tem como tema principal “Métodos de Evangelização da Pastoral da Juventude frente às novas culturas juvenis, 30 anos depois da Opção Preferencial pelos Jovens”. A citação bíblica que ilumina a reflexão: “Todas estas coisas dizia Jesus às multidões por meio de parábolas e sem parábolas nada lhes dizia” Mt. 13, 34.

Já confirmaram sua presença Centros e Institutos da Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Honduras, Paraguai, Peru e Venezuela. Também participará Dom Mariano Parra e o Pe. Augusto Ríos Rocha do Setor de Juventude do CELAM e membros da Equipe Latinoamericana da Pastoral da Juventude. Entre as palestras do Encontro se destaca a do Pe. Jon Sobrino de El Salvador e o Pe. Jorge Boran do Brasil.

Este encontro se inclui dentro do Processo de Revitalização da Pastoral da Juventude Latinoamericana promovido pelo Conselho Episcopal Latinoamericano e busca definir desafios para os Centros e Institutos em relação à evangelização das novas culturas juvenis do continente.

Contatos:
Luis Balmaceda – Instituto Cardenal Pironio (Argentina) Responsável pela Comunicação da Rede – redlacipj@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário