quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que é mesmo Espiritualidade Pejoteira?





Procure um jovem e pergunte para ele o que ele entende por espiritualidade. Muitos não darão nenhuma resposta cheias de discursos teológicos. Outros dirão que tem a ver com “as coisas de Deus” ou que seria fazer a experiência de Deus. Os discursos podem não ser os mais completos, mas a intuição do que seja está bem clara. Eu mesmo já fiz esta experiência com alguns jovens e recebi respostas bem bacanas. Houve jovens que me disseram que espiritualidade é ver, julgar, agir segundo o Evangelho, seguindo aquilo que o Espírito Santo nos inspira, vivendo como filhos de Deus, sentindo a Deus presente em nossa vida por meio de Jesus Cristo.

Um erro é pensar que espiritualidade se refere somente aos contemplativos, aos padres ou às pessoas da Igreja. Não, não... Toda pessoa tem sua espiritualidade. Ela é uma dimensão da pessoa e que se expressa na maneira em que vive sua relação com o transcendente. Não é uma teoria ou algo que se aprende numa formação. A diferença entre as pessoas, portanto, está na maneira como vivemos e cultivamos esta espiritualidade.

Cultivar a espiritualidade é busca viver e fazer a experiência de Deus. Disse um teólogo uma vez que os cursos e tardes de formação que possamos ter são como mapas: podem nos ensinar o caminho, mas só a vivência da espiritualidade nos dá vontade de caminhar. Para aqueles que vivem o jeito de ser da Pastoral da Juventude, cultivar a espiritualidade é perceber no cotidiano da vida a presença de Deus e buscar viver o projeto de Jesus neste dia a dia. Essa é a raiz de sustenta a nossa espiritualidade.

O jovem da Pastoral da Juventude que vivencia no seu cotidiano a experiência do amor de Deus percebe uma ação e uma mudança interior na sua vida. Leonardo Boff disse que:
“o ser humano é um ser de mudanças, pois nunca está pronto, está sempre se fazendo (...) há mudanças que são interiores, são verdadeiras transformações, capazes de dar um novo sentido à vida ou de abrir novos campos de experiência e de profundidade, rumo ao próprio coração e ao mistério de todas as coisas”.
Viver esta espiritualidade enraizada no Evangelho de Jesus e na experiência da presença de Deus no cotidiano não faz com que a nossa mudança aconteça somente por dentro, mas também nas nossas relações sociais e no ambiente que nos cerca. Se percebemos a presença de Deus no dia a dia das pessoas, notamos que em muitos lugares não há os sinais de vida que estava em Seu plano original. É essa mesma espiritualidade que motiva e movimenta o ser humano à luta pela justiça, pelos direitos dos pobres, para tornar a sociedade mais fraterna e solidária.

O jovem que vive a Espiritualidade da Pastoral da Juventude tem prazer em celebrar esta fé. Fé que é enriquecida por muitas culturas, visualizada em muitas cores, cheiros e particularidades. Uma espiritualidade que acolhe e dá carinho às pessoas. Que nos move a estar a serviço, em comunhão, com profetismo em defesa da vida até as últimas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário