terça-feira, 20 de setembro de 2011

Rede Latina de Centros de Juventude.




Iniciou nessa segunda-feira, dia 19 de setembro, o XI Encontro da Rede Latino Americana de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil, em El Salvador. Estão reunidos 16 centros e institutos de 12 países. O encontro tem como tema: Métodos de evangelização na Pastoral Juvenil frente às novas culturas juvenis, 30 anos depois da opção preferencial pelos jovens. E como lema: Tudo isso disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas (Mt 13,34).
            O objetivo desse encontro é gerar um processo de reflexão, revisão e orientação dos métodos de evangelização utilizados pela Pastoral Juvenil nos diferentes setores da juventude, há 30 anos da opção preferencial pelos jovens, feita pelos Bispos da América Latina na 3ª Conferência do Episcopado, celebrada em Puebla – México, para iluminar nossas experiências, propostas e futuras ações frente aos desafios que nos apresentam as novas culturas  juvenis.
No primeiro dia, depois de bem acolhidos pelo SEJUVE (centro anfitrião), fomos apresentados uns aos outros, em seguida celebramos a eucaristia, recordando os 20 anos de existência da Rede Latino Americana. Seguimos o dia com a retomada do histórico da Rede, feita pelo Pe. Jorge Boran; visita aos stands dos Centros e Institutos onde foram apresentados os trabalhos realizados com as juventudes em seus países, mostrando a riqueza que existe em diferentes áreas de atuação: formação, assessoria e acompanhamento, apresentando também os desafios que se vive em diferentes lugares em relação à evangelização da juventude; comunicados da Rede e concluímos a noite com uma convivência tipicamente salvadorenha.
Representam o Brasil: Casa da Juventude Pe. Burnier - CAJU, Centro de capacitação da Juventude - CCJ, Centros Maristas de Juventude - CMJs e Instituto Paulista de Juventude - IPJ/SP.
Autor/Fonte: Representação brasileira no encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário