quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vencendo Distâncias Para Participar da JMJ RIO2013




Cerca de cinco dias de viagem em ônibus separa o município de Marituba, no Pará, da próxima sede da JMJ. A distância assusta, mas não desanima os peregrinos da paróquia Menino Deus. “Estou ansioso para 2013 chegar”, confidencia Esmailson Moreira, do grupo Igreja Jovem. Segundo ele, seu pároco fez uma reunião com os movimentos de juventude locais para elaborar um projeto rumo ao Rio de Janeiro. “Estamos tentando trabalhar juntos”, explica Danilo Saraiva, coordenador da Pastoral da Juventude.
O deslocamento por terra não será possível para todos os peregrinos do Norte do Brasil. Para conseguir preços melhores nas passagens de avião, a diocese de Macapá, Amapá, está tentando juntar pessoas suficientes para fechar um pacote, conforme afirma Bárbara Cardoso, coordenadora de comunicação da Pastoral da Juventude naquela diocese. Ela partilha, ainda, que quase todas as paróquias têm uma barraquinha para vender comida depois das missas de domingo. “A verba está sendo revertida para custear as passagens dos jovens que irão representar essas paróquias”, acrescenta.
Gestos concretos e mobilização pela Cruz
Os custeios para inscrição e viagem não são a única preocupação dos jovens que se preparam para a Jornada do ano que vem. A juventude também mostra que está comprometida com o envolvimento espiritual e a divulgação do evento. Em Aracajú, a equipe em preparação pela JMJ da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro promoveu uma campanha de doação de sangue neste mês de junho. Cerca de 40 pessoas aderiram e foram ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
Na diocese de Macapá, a realização periódica de vigílias em intenção do evento já faz parte dos calendários paroquiais. A mobilização pela cruz também tem sido uma forma de tornar a JMJ Rio2013 conhecida em todo o estado do Amapá. Bárbara conta que o bispo de Macapá, Dom Pedro Conti, mandou fazer uma réplica da cruz peregrina. “Como não estamos no percurso do Bote Fé (movimento de peregrinação dos símbolos da JMJ, que, além da cruz, tem o ícone de Nossa Senhora), fizemos essa réplica que tem ido de município em município. Em cada cidade, a Pastoral da Juventude promove um show e divulga a Jornada Mundial da Juventude”, relata a jovem.
O vínculo espiritual com a cruz também é percebido em jovens que estão bem próximos do local sede da Jornada. “Apesar de estarmos no programa da peregrinação da cruz da Jornada, fizemos uma réplica para nos acompanhar até a chegada da verdadeira cruz, em maio do ano que vem”, explicou Marcos Aurélio Mafra, coordenador da Pastoral Jovem da paróquia de São Fidélis, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário