sábado, 7 de julho de 2012

Padre Edilson fala sobre seu pastoreio em Nova Cruz





 O padre Edilson Nobre falou sobre o perído em que esteve a frente da paróquia de Nova Cruz. A equipe da Pascom esteve com ele e fez algumas perguntas. Confira:

 No que se refere às ações pastorais, como encontrou a Paróquia ao assumir o cargo? 

Encontrei uma Paróquia que já tinha um dinamismo pastoral significativo, com diversos grupos de pastorais, serviços e movimentos. Muitas lideranças já atuavam à frente destes grupos e das diversas comunidades pertencentes à Paróquia. A extensão paroquial na época ainda abrangia o município de Lagoa Danta, o que exigia de nossa parte um maior empenho. No entanto, percebia nestes grupos e comunidades um anseio muito grande de colaboração no que se refere à formação e acompanhamento dos mesmos.

O que considera como o maior desafio enfrentado quando assumiua administração paroquial? 

 Do ponto de vista administrativo, senti que havia uma certa precariedade nas estruturas físicas dos espaços pastorais (Centro Pastoral do Catolé e salões paroquiais) Isto eu encarei como um desafio a ser enfrentado. Tínhamos que fazer melhorias, porém, os recursos eram muito limitados. Do ponto de vista pastoral, o maior desafio foi o fator tempo. Eu tinha que administrar o tempo para a Pascom Diocesana, o Vicariato para o Clero e o atendimento às comunidades, às pastorais e aos fiéis que me procuravam para uma orientação ou direção espiritual.

Durante os 4 anos e 6 meses que está à frente da Paróquia, o que maismarcou a sua caminhada evangelizadora?

 A receptividade do povo. Senti-me muito bem acolhido. Os fiéis foram muito receptivos à minha pessoa. Nos primeiros meses, através de ajudas e de um festival de prêmios já conseguimos adquirir um novo veículo, pois a Paróquia só tinha um e isto dificultava o deslocamento para as comunidades, uma vez éramos dois sacerdotes, com horários de missas coincidentes.

 Hoje, como o Senhor avalia as atividades desenvolvidas na Paróquia? 

Positivas. Creio, segundo o meu critério de julgamento, houve uma efervescência maior na participação das Missas. A participação dos fiéis nas festas de padroeiros cresceu bastante. A Festa da Imaculada Conceição que,a meu ver, era um pouco fria tomou uma proporção muito maior com o envolvimento de todas as comunidades, pastorais, serviços e movimentos. De fato hoje eu vejo como a Festa da Paróquia no todo e não apenas da Matriz. Sou muito grato aos dizimistas que fielmente vêm cumprindo o seu dever de cristãos e garantindoa nossa manutenção, a manutenção das nossas estruturas e permitindo ainda que desenvolvamos de modo sistemático o trabalho de evangelização.

 Que mensagem deixa para os seus colaboradores (agentes pastorais) e paroquianos?

 Perseverança. Desejo que todos perseverem na missão que receberam de Nosso Senhor Jesus Cristo através do Sacramento do Batismo. Que nunca abandonem o caminho da Igreja e que sejam solícitos com o novo padre que irá me substituir. Sou consciente que ninguém é insubstituível e que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus. Façam tudo por amor a Deus e à Sua Igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário