terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mutirão de Comunicação: de Maceió/AL para Campina Grande/PB


Cerca de 400 pessoas de todas as 21 dioceses dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participaram do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 que abordou tema sobre “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”. A cidade de Maceió/AL foi sede do evento promovido pela Igreja Católica para promover o diálogo entre fé e cultura, durante os dias 28 a 30 de outubro.


Na abertura, a religiosa Joana Puntel (foto acima), pós-doutora em comunicação, realizou a conferência sobre o tema geral e afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital, sempre ressaltando a necessidade de ser artífice da evangelização nesta ambiência. Ao término de sua exposição, Ir. Puntel foi extremamente ovacionada pelos presentes.


A Paróquia de Nova Cruz foi representada por Flavio Luiz, coordenador da Pastoral da Comunicação. Flavio participou da oficina de Marketing Digit al e do seminário de Aplicaçãoo do marketing na Igreja, além de todos os momento do mutirão.

Oficina de Marketing Digital

O sábado foi reservado à participação de 14 oficinas que ocorreram simultaneamente, sendo assessoradas por diversos comunicadores de todo o Brasil. O último dia foi dedicado à análise crítico-reflexiva nos oito seminários promovidos, onde os participantes discutiram sobre a importância da comunicação na Igreja em suas mais variad as formas de pastoral.

Assessores das oficinas e seminários
Arquidiocese de Natal foi bem representada com 40 membros da Pastoral da Comunicação de várias paróquias, entre equipe arquidiocesana de coordenação e coordenadores paroquiais. Na ocasião a equipe do JA-Jornal da Arquidiocese esteve fazendo a cobertura do mutirão e gravou participação de várias pessoas. Uma dessas pessoas foi o coordenador da Pascom de Nova Cruz, Flavio Luiz (foto abaixo). A matéria completa vai ao ar, na próxima sexta-feira, 4 de novembro, através do blog: jornaldaarquidiocesedenatal.blogspot.com ou na Tv Potiguar a cabo.

Dom Delson, bispo de Caicó/RN
Durante reunião dos articuladores diocesanos foi eleita a nova coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, tendo a jornalista Márcia Marques da Diocese de Campina Grande (PB) como Articuladora geral e Sandra Cavalcante da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) como Secretária. Dom Manoel Delson permanece como Bispo Referencial e Pe. Eduardo Tadeu ou Pe. Moisés fará parte da equipe como Membro do Conselho.

Equipe da Pascom de Campina Grande

O 4º Muticom teve como um dos marcos principais o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as dioceses do Regional Nordeste 2. A iniciativa está sob a responsabilidade de Mayara Renata, Assessora de imprensa da CNBB NE 2, com sede em Recife (PE). Acesse www.cnbbne2.org.br e confira a Agência de noticias.

De Maceió para Campina Grande (PB), onde acontecerá o próximo Mutirão de Comunicação Regional no ano de 2014. Em 2013 o Mutirão Nacional de Comunicação acontecerá na Arquidiocese de Natal (RN) por isso, o Mutirão Regional foi adiado em sua próxima edição, para 2014. No mês de março de 2013 haverá reunião para definições sobre o mutirão regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário