quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DNJ na Arquidiocese de Florianópolis

Realizado em Garopaba, evento reuniu cerca de mil jovens de toda a Arquidiocese


A Pastoral da Juventude da Arquidiocese promoveu no dia 30 de outubro o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Realizado na Escola José Rodrigues Lopes, em Garopaba, o evento reuniu cerca de mil jovens de toda a Arquidiocese. Durante o dia, eles refletiram sobre o tema “Juventude e protagonismo feminino”, e lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”.
Pela manhã, os jovens receberam a animada acolhida dos jovens da comunidade. Em seguida, participaram do Ofício Divino da Juventude. Apresentações teatrais e de bandas mantiveram os jovens animados durante todo o tempo. Eles ainda puderam realizar práticas esportivas e várias atividades de lazer espalhados pelo local. Houve um momento de apresentação das autoridades presentes e de agradecimento aos colaboradores.
À tarde, após o almoço, a animação continuou com apresentações teatrais e das bandas. O ponto forte foi a distribuição dos jovens em grupos para refletir sobre o tema do DNJ. Foram formados 25 grupos, em cada um foi discutido um dos dez subtemas propostos que tratavam sobre a importância da mulher na sociedade e nos ambientes eclesiais.
Para ajudar na reflexão do tema do DNJ, foram espalhados cartazes falando de mulheres que marcaram a história não só por sua atuação na Igreja, mas na sociedade de modo geral. Depois de cerca de uma hora de reflexão, um representante de cada grupo leu a síntese da reflexão.
Para Daniel Schmidt Casas, secretário executivo da Pastoral da Juventude, o evento foi muito positivo. “O DNJ mais uma vez mostrou a força e a articulação da juventude na Igreja. Além de ser um momento de confraternização, é um espaço de reflexão. E nada mais oportuno do que refletir sobre a questão feminina na Igreja e na sociedade”, disse.
Pe. Alceoni Berkenbrock, pároco anfitrião e nomeado padre referência da Juventude na CNBB - Regional Sul IV (SC), acredita que o DNJ é importante como momento de refletir sobre o trabalho. “É um fato importante de confraternização e reflexão da caminhada da Igreja junto aos jovens, que são um sinal de Deus”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário