domingo, 27 de novembro de 2011

2Conf. Estadual da Juventude - Regional Sul 1



Eu acredito é na rapaziada, que segue em frente e segura o rojão, eu ponho fé, é na fé da moçada que não foge da fera e enfrenta o leão. Eu vou à luta é com essa juventude que não corre da raia à troco de nada. Eu vou no bloco dessa mocidade que não tá na saudade e constrói a manhã desejada...”
Gonzaguinha

Diálogo, tolerância, protagonismo, coerência, atitude, doação: Estas palavras podem resumir a experiência que jovens da PJ de todo o estado de São Paulo fizeram, como delegados/as e convidados/as, na II Conferência Estadual de Juventude, acontecida no final de semana de 4 a 6 de novembro, na cidade do Guarujá-SP. Motivados pelo lema “Conquistar Direitos, desenvolver o Brasil”, mais de mil jovens, de diferentes organizações juvenis – partidos políticos, movimentos sociais, organismos religiosos, entre outros – deram vida à etapa estadual do espaço de proposição e discussão de políticas públicas para a juventude, planejado pelo governo, em conjunto com a sociedade civil, para este ano.

Divididas em eixos de trabalho, temáticas como educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos, entre outras, foram discutidas a partir das contribuições vindas das conferências regionais, que se realizaram este ano em antecedência à conferência estadual. Como fruto do debate de ideias e da reflexão coletiva, propostas tomaram corpo para subsidiar, na etapa nacional, a elaboração do Plano Nacional de Juventude (2012-2015). É importante lembrar que, como parte importante deste processo, a PJ do Regional Sul I realizou uma conferência livre no dia 6 de agosto, véspera da Romaria Estadual da Juventude, contando com a participação de jovens de todo o estado, podendo oferecer contribuições relevantes ao que se realizou nesta conferência estadual.

Dentro da proposta do Grupo de Trabalho estadual “A Juventude quer viver...”, elaborada durante a 30ª Assembléia Regional da PJ, no mês de junho deste ano, uma das metas colocadas é a visibilidade da Pastoral, reafirmando sua importância e participação nos debates de políticas públicas de juventude através do processo de Conferências de Juventude. Este debate é amplamente realizado pela PJ com propriedade há anos, desenvolvendo-se com enorme capilaridade, embasamento teórico e qualidade adquirida por anos de experiência. Além do mais, a inserção no processo da 2ª Conferência Nacional de Juventude está em acordo com o que diz o documento 85 da CNBB em seu item 306 e 311 no Anexo sobre “Assegurar aos jovens o direito a vida”:

É necessário comprometer os diferentes segmentos da Igreja com a realização do debate público e com a promoção de ações que visem garantir os direitos fundamentais dos jovens nos seguintes campos: Na participação: apoiar a constituição e acompanhar as atividades de conselhos de juventude em todos os níveis (municipal, estadual, nacional); colaborar na formulação, acompanhar a implantação e avaliar as políticas públicas de juventude, estimulando especialmente a participação dos jovens nestas atividades; contribuir para que os grupos religiosos, movimentos e pastorais sejam também espaços de formação para a cidadania, na medida em que possibilitam a consciência e a vivência dos direitos e deveres, e tornam-se ambiente de construção de pensamento crítico e democrático; acompanhar a discussão acerca do estabelecimento do Estatuto da Juventude, que está em tramitação no Congresso Nacional; acompanhar as comissões especiais e permanentes de políticas públicas de juventude que foram criadas no âmbito dos legislativos federais, estaduais e municipais; estimular a participação juvenil nas conferências estaduais e nacional de juventude.(CNBB, 2007, 157-164)


Como resultado do processo de formação integral realizado pela Pastoral da Juventude, bem como da organização e do diálogo de todas as lideranças presentes na conferência estadual, a PJ alcança a conquista da eleição de vários delegados à Conferência Nacional de Juventude. A PJ do estado de São Paulo contará com relevante e qualitativa representação para esta etapa nacional, formada pelos/as jovens: Adriano Balieiro Ferreira (Artur Nogueira), Allan Gustavo de Souza (Sumaré), Ariadne Nammur (Registro), Benedito Aparecido Ferreira (Santa Bárbara d´Oeste), Camila de Almeida Santo (Sumaré), Dayane Soares Vicente (Americana), Diego de Carvalho (Campinas), Hélio Ricardo de Almeida(Sumaré), Franciele Aparecida Valadão (Presidente Prudente), Fred (Capital), Jovanir da Cruz Junior (Americana), Lilian Fernanda da SIlva (Campinas), Milene Barbosa de Souza (Birigui), Pedro Willian Vieira dos Santos (Araras), Roberio Xavier Bomfim (Santa Bárbara d’Oeste), Rodrigo Crivelaro (Santa Bárbara d´Oeste), Ronyere Odilon (Limeira), Vânia Oliveira Santa (Capital). Contaremos ainda com a presença de jovens observadores/as e membros da organização, como Roberta Agustinho, Sylene Godoy, Alex Piero e Wellington S. França.

A PJ do Regional Sul 1 tenta ainda ampliar o número de participantes na etapa nacional, através da indicação de outros observadores. Os delegados terão todas as despesas custeadas por conta própria; já no caso dos observadores, as sub-regiões buscam levantar recursos para viabilizar sua ida a Brasília.

Nos próximos dias, através do facebook, será disponibilizado grupo de debates para avaliar o processo de participação da PJ na 2ª Conferência Estadual de Juventude, e também para aprofundar o debate das bandeiras que serão defendidas pela PJ em Brasília. As conversas darão origem a um material de orientação para participação dos delegados da Pastoral da Juventude.

A PJ busca ainda consolidar sua participação em conselhos, fóruns e assessorias de juventude em diversos municípios paulistas, reconquistando seu espaço como um dos principais movimentos de juventude no estado de São Paulo e no Brasil, em uma ótica que vê o jovem como cidadão detentor de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário