quinta-feira, 24 de maio de 2012

Participe: Rede dos Povos




 A Cúpula dos Povos, evento organizado pela sociedade civil global paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) a Rio+20, acontece dias 15 a 23 de junho no Rio de Janeiro.
E você pejoteiro e pejoteira do Brasil pode fazer parte dela de diversas formas através da Rede dos Povos.
A Rede dos Povos é uma plataforma oficial que quer colaborar nos debates e publicações de conteúdos da Cúpula. É uma forma de a juventude ficar conectada a tudo que acontece na Cúpula dos Povos, podendo não apenas acompanhar, mas participar ativamente enviando atividades, fotos, vídeos e relatos para a rede ligados à temática – “Por Justiça Social e Ambiental”, “na construção de debates e críticas ao modelo de “economia verde” e governança global proposta pela Rio+20”*.
Todos os documentos postados constituirão o acervo web da Cúpula dos Povos e quem quiser contribuir com a Rede dos Povos, basta registrar-se no site e enviar suas reflexões. A participação é aberta (postagens de materiais e de comentários) e enquanto Pastoral da Juventude, com todo o acúmulo histórico de participação e formação que temos, torna- se essencial ocuparmos o espaço de debate. Nossa missão em defesa dos direitos da juventude e da vida da nossa Mãe Terra, deve cada vez mais contribuir no enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais, contribuindo para o reestabecimento das relações de igualdade, que são bases que tem o direito no centro, para o Bem-Viver de todos/as
         Nossa participação também caminha junto do pedido do Documento 85 da CNBB Evangelização da Juventude - Desafios e Perspectivas Pastorais ao afirmar que  “[...] os/as jovens desejam participar ativamente da vida social, têm muitas sugestões do que deve ser feito para melhorar a situação do país e, querem dar a sua contribuição” (n. 39). 
Assim, ninguém melhor que nós mesmos, para trazer ao debate aquilo que nos atinge, que nos diz respeito.  Vamos levantar as bandeiras que defendemos. Vamos fazer ecoar nosso grito por um basta às falsas soluções ambientais. Por Justiça Social e Ambiental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário