quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como produzir conteúdo de qualidade para as mídias sociais






Não é mais novidade que a boa produção de um conteúdo é fator determinante para destaque na internet. No entanto, em meio à grande quantidade de informações disponíveis na rede, é difícil encontrar um conteúdo de qualidade.

A grande dúvida é: Como saber qual matéria ou artigo tem, realmente, relevância? Lembre-se: o que é lixo para uns é nicho para outros. Saber trabalhar de maneira eficiente com o que o seu público quer é o primeiro passo, inclusive nas redes sociais.

Porém, alguns fatores, independente do assunto, devem ser levados em consideração, pois ainda associamos o termo “conteúdo” apenas ao texto, mas pode ser um vídeo, áudio ou uma imagem.

No caso específico do texto, algumas dicas podem auxiliá-lo na hora do desenvolvimento de um artigo. Antes de tudo, deve-se ter em mente 5 princípios básicos:

Erro gramatical é diferente de erro de digitação;
Não caia no mito do texto curto;
Ser objetivo é diferente de ser simplório;
Conteúdo exclusivo é diferente de conteúdo inventado;
Você escreve para pessoas e também para robôs [mecanismos de busca do Google].
Há públicos que não conseguem ler 140 caracteres, porém há segmentos, inclusive entre os mais jovens, que consomem textos de várias laudas. Ser objetivo, tanto em artigos longos como em curtos, vai muito além da quantidade de caracteres,  pois é preciso também dominar o assunto abordado.

É importante, sim, saber quais as pessoas que vão ler seu artigo, mas é preciso também conhecer os mecanismos de busca que rastrearão seu conteúdo, pois isso é fundamental na hora de desenvolvê-lo.

Atualmente, não basta apenas produzir um conteúdo relevante, é necessário informar a todos que ele existe.

Estipule uma periodicidade;
Comece a linkar, interna e externamente, outros artigos;
Sempre revise, corrija e atualize seu material;
Acompanhe as visitas e aprenda o que o seu público procura;
Procure trazer novas visões e opiniões.
Nessa pós-produção é importante ter persistência e disciplina. Com o tempo, sua imagem será associada com determinado assunto e, consequentemente, atingir o objetivo nessa era digital, que é ser referência quanto ao tema abordado.

Fonte: blog.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário