terça-feira, 26 de julho de 2011

O mais emblemático de Madrid, centro da JMJ

O centro da cidade será o cenário da maioria dos eventos
center_main_story
Madrid, 18 de Julho de 2011.- A cidade de Madrid está preparada para receber as centenas de milhares de jovens que vão à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Agosto em Madrid. Os lugares em que se celebrarão os eventos nos quais irá participar mais gente já se estão a preparar. O centro de Madrid será um dos cenários que reunirá os jovens para celebrar os principais eventos na cidade.

Um espaço como o da praça de Cibeles e os edifícios centenários que a rodeiam será o cenário mais representativo desta edição da JMJ. Elena Jiménez Arellano, responsável das celebrações na praça de Cibeles, destacou que além de mostrar ao mundo “uma cidade da qual os madrilenos se orgulham muito, queremos também que os jovens se sintam próximo do Santo Padre”. A praça de Cibeles acolherá três dos quatro eventos principais da JMJ: a missa inaugural na terça-feira 16, a recepção ao Papa a 18, e a Via Sacra de 19 de Agosto.

Os jovens recebem o Papa
O Papa acederá ao lugar pela rua Serano à praça da Independência, donde se situa a centenária Porta de Alcalá – uma das principais entradas da cidade desde o século XVIII-. Ali será recebido pelo presidente da cidade e por toda a corporação municipal, que lhe entregarão as chaves da cidade. De seguida se dirigirá para a Pprta de Alcalá para a cruzar acompanhado de 50 jovens dos cinco continentes. Com este acto simbólico representará simbolicamente a entrada em Madrid. Depois de atravessar a Porta será recebido por 6 cavalos andaluzes de Álvaro Domecq que executarão uma cenografia. Reyes Domecq, em representação de uma família de longa tradição no trabalho com os cavalos, quis mostrar “agradecimento e orgulho pelo que significa mostrar ao mundo uma tradição tão bonita como esta”.

Depois dos actos na praça da Independência o Papa subirá ao papamóvel para percorrer as ruas nas quais se concentrarão os jovens para o receber: rua Alcalá, passeio de Recoletos e passeio do El Prado. Depois deste percurso o Santo Padre acederá ao palco diante da Câmara da cidade onde se celebrará a cerimónia de boas-vindas.

Jiménez Arellano também destacou que a zona conta com uma boa infra-estrutura de transporte público, “a qual facilitará a chegada dos jovens para celebrar este acto de boas-vindas ao Papa”.

No dia 19 de Agosto se celebrará o último dos eventos no centro da cidade. A Via Sacra, que percorrerá o Paseo de Recoletos, desde a praça de Colón até à praça de Cibeles, a partir de onde o Papa a presidirá. Este evento contará com a presença de 15 talhas da Semana Santa espanhola, “um evento único no mundo”, como o definiu Jiménez Arellano.

Por seu lado, David Martín Vallés, director do Patronato de Turismo de Madrid, realçou que “estes eventos supõem uma melhor imagem de Madrid não só pelo próprio evento mas também porque se vê que a cidade funciona, e funciona bem”. Martín Vallés assegurou que a JMJ “é o melhor evento que nos podia ter calhado porque é muito numeroso, pela promoção turística que supõe e pelo público jovem que se vão converter em amigos de Madrid”.

A grande parte dos jovens participantes alojar-se-á em colégios e instalações públicas da cidade: “É fundamental o apoio da rede de colégios para conseguir o alojamento de mais de 400.000 pessoas, já que Madrid, apesar da sua ampla oferta hoteleira de cerca de 70.000 lugares, não é suficiente para um evento desta envergadura”, afirmou o director do Patronato de Turismo.

Martín Vallés também quis destacar que este facto não supõe um aumento do orçamento municipal, “já que o acolhimento desses colégios se realizará com o pessoal que cada mês de Agosto trabalha na rede de colégios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário