sexta-feira, 21 de setembro de 2012

3º Dia da Ampliada da PJ de Rondônia



Na cidade de Ji-Paraná/RO, delegados e delegadas da Pastoral da Juventude (PJ), tendo presentes jovens, assessores/as, religiosos/as, padres e o Bispo Referencial para a Juventude, dom Meinrad Franz Josef Merkel, CSSp, Bispo de Humaitá, encaminharam a 1ª Ampliada da PJ de Rondônia para sua conclusão.
O último dia de Ampliada se iniciou com celebração eucarística junto à comunidade que nos acolhe, a matriz paroquial São Sebastião. Após, a delegação seguiu para as conclusões deste processo que já está em seu terceiro e último dia.
No salão de reuniões foram encaminhadas as deliberações conclusivas. O grupo encaminhou que se realizará no ano de 2013 uma Missão Estadual, sendo um dia apenas, o dia 06 de outubro, marcando assim a abertura do mês missionário e concluindo-o com o Dia Nacional da Juventude (DNJ) no último final domingo. Essa pista de ação conseguirá atingir as bases, pois deve ser encaminhada pelas dioceses junto às paróquias para atender aos Grupos de Base da PJ e sua área de atuação (comunidade/bairro). Será uma ação concentra da Campanha da Fraternidade (CF) 2013 que traz como tema Juventude e abarca a dimensão da missão. Além da Conferência de Aparecida que dá grande impulso à missionariedade, bem como é algo que a VIII Assembleia Regional da PJ (ARPJ) de 2009 traz fortemente.
Outra proposta da Ampliada é incentivar a inserção no espaço social através dos Conselhos Municipais de Juventude, sendo ação da PJ nas (Arqui)Dioceses mapeá-los e abraçá-los.
Cada vez mais integradas as três (Arqui)Dioceses concluem essa 1ª Ampliada estadual da PJ e partem para suas realidades, certas da interação integração entre elas, que ganhará novo impulso e beleza com as pistas de ação construídas nestes dias.
O processo de ampliadas estaduais deverá ser encaminhado pela Equipe Central da PJ do Regional Noroeste-CNBB nos estados do Acre e Amazonas até o final do ano para então ser encaminhada a IX ARPJ no início de 2013. Espera-se que as (Arqui)Dioceses ganhem novo impulso e integração com esta proposta de estadualização de sua integração, porém sem perder a integração regional.
Autor/Fonte: Luciano Magalhães – PJ Regional Noroeste | Teias da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário