terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ano Litúrgico na Escola de Liturgia para Jovens-CAJU


A 4ª etapa da Escola de Liturgia para jovens foi realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, na Casa da Juventude. O tema da etapa foi “Ano Litúrgico” e contou com a assessoria de Ir. Penha Carpanedo. Os participantes da etapa estudaram e vivenciaram os tempos litúrgicos a partir da criatividade de cada grupo.
Na sexta-feira, o grupo foi acolhido com o Anúncio Natalino, fazendo memória da presença de Deus que se fez homem, através da humanidade de Jesus. Após um breve e agradável trabalho corporal, os/as jovens foram descansar.
O Sábado iniciou com o oficio da Transfiguração do Senhor e, em seguida, foi dedicado ao aprofundamento do estudo do tempo litúrgico, partindo do cotidiano de cada um/a. O grupo partilhou a vida em duplas sobre o que fazem com o seu tempo, que tempo do ano cada um gosta mais e em que tempo da vida eles/as estão. Foi um momento rico e profundo de histórias e ligação da liturgia com a vida.
As novidades sobre a origem do ano litúrgico, até as orientações atuais, conforme o Concílio do Vaticano II, envolveram mais ainda os/as jovens no estudo. Sábado à tarde, organizados em grupos, compreenderam melhor, por meio das vivências os tempos do advento, natal, comum, quaresma e Tríduo Pascal.
Painel
Com símbolos e cores foi construído o painel do Ano Litúrgico, que, com beleza e arte, ficou marcado na memória o caminho pedagógico de espiritualidade que a Igreja nos convida a fazer e viver, para crescer na fé e no compromisso de seguir o Evangelho nos diversos espaços da nossa sociedade. Encerramos o dia com a festa das estações: primavera, inverno, outono e verão, celebrando a vida e a alegria que perpassa todo o ano.

Na manhã de Domingo, realizou-se a Celebração da Palavra e, em seguida, encontraram-se em roda de conversa para levantar as descobertas sobre Ano Litúrgico e dúvidas que ainda permaneciam. E, finalmente, depois de avaliar a etapa, o grupo foi enviado com o compromisso de viver cada tempo litúrgico como caminho de espiritualidade, nas diversas realidades da juventude e da comunidade.
Edina Lima Cardoso
Coordenadora da Escola de Liturgia para jovens.

Autor/Fonte: http://www.casadajuventude.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário