segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Veja mais fotos da posse de Dom Jailme





A Catedral de Natal ficou pequena para a multidão que participou da celebração do novo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, na manhã do dia 26 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Natal. 

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Presidência da CNBB: Ficha Limpa, CNJ e povos indígenas



Na manhã desta quinta-feira, 16, a presidência da CNBB abriu as portas de sua sede para uma entrevista coletiva. Estiveram presentes o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, o vice-presidente, dom José Belisário da Silva, e o secretário geral, dom Leonardo Ulrich Steiner. A entrevista teve o objetivo de abordar os temas discutidos no Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.
Os bispos falaram sobre a Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade está sendo julgada desde ontem, 15, pelo Superior Tribunal Federal (STF); a situação dos povos indígenas Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul, e a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve seus plenos poderes reconhecidos pela Suprema Corte do país no início do mês.
Dom Damasceno destacou, também, que a Lei da Ficha Limpa surgiu a partir de uma iniciativa popular, com o recolhimento de 1,5 milhão de assinaturas. “Tive a oportunidade de estar ontem no plenário do STF para dar uma demonstração de apoio a esta lei complementar”, disse o cardeal, mencionando que a CNNB foi uma das principais entidades que promoveram a coleta de assinaturas a favor da lei.
Indagado sobre a posição da CNBB em relação às declarações da da ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que se disse favorável a descriminalização do aborto, Dom Damasceno, informou que a Presidência da CNBB enviará uma carta à presidente da República, Dilma Rousseff, reafirmando a posição da Igreja contra o aborto.
Povos indígenas
O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, visitou algumas aldeias e comunidades indígenas Guarani Kaiowá, na região sul do estado de Mato Grosso do Sul. O bispo falou à imprensa sobre a situação degradante em que vivem esses povos tradicionais. “Para os povos indígenas a terra é fundamental. Conversando com eles, me chocou a afirmação que alguns adolescentes se enforcam por não terem perspectivas. É um povo que não pode manifestar sua cultura”, descreveu.

Uso de preservativos
Dom Leonardo falou, ainda, na entrevista sobre o uso e distribuição de camisinhas pelo Ministério da Saúde no período do carnaval. “Essa política pública de distribuição de camisinhas, penso não ser a mais adequada. É preciso, sim, veicular o sentido da própria sexualidade e da relação entre as pessoas”, disse.
Justiça
Sobre o CNJ, o secretário geral da CNBB afirmou que o STF prestou um serviço ao Brasil. “É mais uma vez o STF dando ao Brasil a oportunidade de ter instituições que ajudem a dar maior transparência também quanto à justiça. Quem ganhou com isso foi o próprio Supremo, foram os magistrados, e a sociedade brasileira”, afirmou.
Autor/Fonte: CNBB

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Concurso CF 2013 - Fraternidade e Juventude





A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está promovendo dois importantes concursos relacionados à Campanha da Fraternidade de 2013, cujo tema será Fraternidade e Juventude e o lema, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Os concursos são para a escolha do cartaz e da música do hino da campanha. A letra do hino já foi escolhida.
 Música
As inscrições no concurso para a escolha da música do hino da Campanha da Fraternidade de 2013 podem ser feitas até o dia 25 de março. Espera-se que a música tenha caráter vibrante e vigoroso, com melodia e ritmo fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia. 
O material inscrito deve ser enviado por correio para a CNBB contendo apenas o pseudônimo do autor, no remetente. Dentro da correspondência, num envelope fechado, devem estar o nome verdadeiro do compositor, junto com o termo de Cessão de Direitos Autorais, preenchido e assinado. 
Veja o regulamento do concurso, coms os detalhes de como deve ser a música.
Cartaz
As inscrições no concurso do cartaz podem ser feitas até o dia 10 de maio.  O cartaz poderá conter fotos, desenhos, colagens, monstagens, pinturas ou outras formas, no formato de 70 cm de altura por 50 cm de largura, ou de 50 cm de altura por 70 cm de largura. O cartaz deverá conter, além da figura criada, os seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2013”; “Fraternidade e Juventude” e “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).
No ato da inscrição do concurso, os participantes deverão apresentar a arte final do cartaz, já na forma e tamanho real de impressão e divulgação e um texto do autor explicando a concepção da obra, tudo encaminado em envelope identificado apenas por pseudônimo, com as informações sobre o autor e o termo de cessão de direitos no interior.
Veja aqui o regulamento do concurso do cartaz e mais detalhes sobre como ele deve ser feito.
A Campanha
Segundo o secretário executivo para a Campanha para a Fraternidade da CNBB, padre Luiz Carlos Dias, e a assessora da Comissão para a Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, a Campanha de 2013 tem como objetivo refletir a realidade das juventudes no contexto atual “marcado pela tecnologia e a cultura midiática”, mas também por “desigualdades e situações de violência, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”.
SERVIÇO
Concurso da Música
Prazo de inscrição: 25 de março de 2012
Endereço para envio do material:
CNBB - Setor Música Litúrgica
SE / Sul Quadra 801, Conjunto B
CEP 70.200-014
Brasília - DF

Concurso do Cartaz
Prazo de inscrição: 10 de maio de 2012
Divulgação do vencedor: 25 de maio de 2012
Endereço para envio do material:
CNBB - Comissão Pastoral Episcopal de Comunicação
SE / Sul Quadra 801, Conjunto B
CEP 70.200-014
Brasília - DF


XVII Encontrão de Carnaval 2012 da PJ, participe



 
Há 16 anos, a Pastoral da Juventude da Diocese de Floriano realiza o seu Encontrão de Carnaval, que este ano chega a 17ª edição.
 
O encontrão é um espaço de fortalecimento espiritual dos jovens e também uma oportunidade de formação e planejamento estratégico da rede de grupos de jovens, que formam organicamente a Pastoral da Juventude. Assim, a PJ vive o desafio de manter equilibrado o seu tripé institucional: a Formação, a Ação e a Espiritualidade.Este ano, o foco de ação da Pastoral da Juventude se concentra na realização e monitoramento da Jornada Mundial da Juventude(JMJ).O Encontrão de Carnaval da PJ de Floriano será realizado no Antigo CEFAS,os participantes terá de levar colchonetes ou rede com corda pois o local não disponibiliza desses materiais,além de itens pessoais. Será realizado de 18 a 22 de fevereiro e o retorno para Floriano será as 10:00hs do dia 22/02. 
Autor/Fonte: Pastoral da Juventude de Floriano - Piauí

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Os símbolos da JMJ são recebidos no monumento dos Mártires




Ontem dia 11 os símbolos da JMJ saíram em peregrinação por Natal e depois seguiu em carreata para o monumento dos Mártires de Uruaçu. Ao chegar à comunidade os símbolos foram acompanhados por cerca de duas mil tochas, fazendo uma bela procissão luminosa. O Pe. Antônio Maria fez um show para os presentes, juntamente com o cantor Zé Vicente. Na vigília dos Jovens mártires houve confissões e adoração e muito louvor.







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lançada a logomarca oficial da JMJ Rio 2013








Foi lançado a logomarca oficial da JMJ Rio 2013. Depois de muita espera e curiosidade, os peregrinos puderam conhecer o símbolo, que de agora em diante, fará parte de sua trajetória de fé até a Jornada Mundial da Juventude. Confiram:


Todos os direitos reservados. Marca registrada.
Logomarca oficial da JMJ Rio2013 protegida nos termos da Lei de Direitos Autorais.
SETOR COMUNICAÇÃO JMJ RIO2013


Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.


A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.



A logomarca


Gustavo, que nunca participou de uma Jornada, disse que acompanhou a JMJ em Madrid, ao vivo através da internet. "Tinha um desejo muito grande de estar envolvido nisso como jovem católico. Quando foi anunciado que a Jornada seria no Rio, comecei a pensar que poderia haver um concurso que pudesse participar, e poucos dias depois ele abriu. Já estava com essa esperança. Acompanhei os meios oficiais, através do site da JMJ, e trouxe em meu coração esse desejo do que eu poderia fazer algo", lembrou.

Para Gustavo, era como um sonho: "Da forma como costumo fazer o trabalho com o uso de imagem para a Igreja, foi a maneira como construí o desenho. Na Igreja temos que colocar espiritualidade nas imagens que apresentamos. O modo como o mundo mostra alguma coisa, aquilo tem que ser apenas belo, mas na nossa maneira tem que ter conteúdo, carregar o significado da nossa fé".

Gustavo recordou que, antes de começar a desenhar, leu o capítulo todo do Evangelho de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013 "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) e meditou para, a partir daquela palavra, buscar inspirações para a imagem.


Natural do município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele trabalha como designer gráfico e webdesigner em um escritório próprio.

"Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.

Fonte:www.rio2013.com

Tudo pronto para o Bote Fé



O blog da paróquia esteve na Arena do Bote Fé na praia do Forte e conferiu tudo bem de perto. Os operários estavam terminando o palco e a infra-estruturas que vai acolher cerca de 30 mil pessoas, gente é uma mega estrutura. Este evento é único no país, junta mais de 30 bandas e padres cantores, para gravar o DVD da Jornada da Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013. Hoje também começou a troca do vale camisetas. Quem ainda quiser ir para o Bote Fé Natal pode se dirigir a capital e adquirir seu ingresso ao preço de 25 reais. Aqueles que forem ao Bote Fé vão apreciar uma bela paisagem do forte dos Reis Magos e da ponte Newton Navarro.



Paróquia de Nova Cruz participará do Bote Fé Natal


Paróquia de Nova Cruz participará do Bote Fé Natal

Paróquia de Nova Cruz participará do Bote Fé Natal

Mais de 50 pessoas da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participarão do Bote Fé Natal. O grupo de pessoas irá participar especialmente do show, no dia 10, na Praia do Forte.  Já nos outros dias da programação do Bote Fé, a coordenadora da Pastoral da Juventude, Karla  Priscila (foto abaixo), participará da missa no sábado, dia 11, às 6h. No mesmo dia participará da Vigília dos jovens onde irá partilhar sobre a vivência da JMJ Madri 2011, já que ela participou da Jornada Mundial da Juventude em Madri-Espanha.
No dia 10, o ônibus e a besta que foi fretado para levar os jovens e adultos para o Bote Fé, sairá às 12h, pontualmente, da Praça de São Sebastião, passando pela Igreja Matriz, com destino a arena Bote Fé, na Praia do Forte, em Natal.

Priscila na JMJ-Madri 2011


Informações do Bote Fé




As camisas do Bote Fé já estão sendo entregues no clube do América, em Natal. A paróquia de Nova Cruz já pegou mais de 60 camisas para os fiéis que irão participar do show.
AVISO: 
Em frente ao América cambistas estão vendendo senhas à R$ 30. Recomendamos que comprem na Central Natal Shopping ou Catedral (R$ 25). 

Amanhã, sexta-feira, dia 10, o único de ponto de venda dos ingressos, das 8 às 12h, será na Catedral MetropolitanaJá começam a chegar a Natal os cantores que irão gravar o DVD em preparação à Jornada Mundial da Juventude. A vigília na Arena BoteFé será das 00 até 4:00 e terá a participação dos missionarios Shalon, Banda Dominus, Rosa de Saron e Divina Luz.

PJ fez retiro.













A pastoral da Juventude fez o 1º retiro da coordenação paroquial no catolé no dia 04 e 05 de Fevereiro com estudos, oração, reflexão e momento de descontração.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Reunião da CF





A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, está preparando a realização da Campanha da Fraternidade, cujo tema abordará a Saúde Pública. A equipe  paroquial da Campanha da Fraternidade 2012, esta se reunindo frequentemente para planejar a CF. Na noite desta segunda-feira, 6, a equipe organizou detalhes da abertura que acontecerá dia 4 de março. Neste dia haverá uma caminhada, saindo da praça de São Sebastião, com concentração a partir das 17h30. De lá a caminhada sairá com destino a Igreja Matriz, onde havará missa, às 19h. Durante a caminhada serão realizados três paradas para reflexões sobre o tema e o lema da CF. A próxima reunião da equipe será na próxima segunda-feira, dia 13, na capela Santo Expedito, a partir das 20h.   
Foto acima: Equipe da CF em reunião realizado dia 6
Foto: Karla Priscila


Leia mais: http://www.paroquiadenovacruz.com/products/paroquia-de-nova-cruz-prepara-cf-2012/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Jovens debatem estratégias de luta em defesa da água




"É necessário mudar o modelo de desenvolvimento predominante de nossas sociedades para conviver em harmonia com as bondades da Mãe Terra”. Essa foi uma das conclusões dos/as participantes do V Congresso Internacional de Jovens em Defesa da Água e do Meio Ambiente, realizado entre os dias 17 e 21 de janeiro em Cochabamba, Bolívia. Na ocasião, os jovens discutiram sobre um tema relevante e em pauta nas agendas de movimentos sociais e ambientalistas: defesa da água. 

O Congresso reuniu jovens de Estados Unidos, Bolívia, Chile, Argentina e Peru para trocar experiências e discutir ações de "gestão ambiental e conservação de recursos hídricos diante da contaminação mineira”. Além disso, debateram sobre alternativas de solução e compromissos diante da atual situação ambiental.

Em pronunciamento, os participantes do encontro destacaram a existência de uma "crise de contaminação da água por atividades extrativas energéticas, atividades domésticas e industriais que são similares em Peru, Chile, Argentina e Bolívia”. De acordo com os jovens, a mineração contamina não só a água, mas também ar, solos, fauna, flora e cultivos. Isso sem falar nos danos causados à saúde humana.

Os participantes presentes destacaram que seus países não possuem políticas ambientes suficientes para garantir a justiça ambiental. Por outro lado, lembraram que os jovens estão promovendo ações em defesa do meio ambiente.

Para reforçar essas medidas, estabeleceram no Congresso algumas resoluções, tais como: formar ou fortalecer movimentos juvenis em cada região que realizem projetos de ação diante da injustiça ambiental; fortalecer lideranças ambientais; promover ações de conscientização e sensibilização a favor dos recursos hídricos e ambientais; formar redes e alianças estratégicas para conhecer, avaliar, investigar e legislar para compensar os problemas ambientais e hídricos; promover atividades para a conservação das cabeceiras das bacias; denunciar a contaminação ambiental; e envolver as empresas que causam danos ambientais no processo de cuidado dos recursos hídricos e ambientais, respeitando os direitos humanos das comunidades.

Marcha pelo Direito à Água

Logomarca oficial da JMJ Rio2013


Confirmada a nova data do lançamento da Logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013: dia 7 de fevereiro de 2012. A cerimônia será às 20h no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, onde fica a sede do Comitê, e contará com a presença de mais de 100 bispos de todo o Brasil, além de autoridades e representantes da sociedade.
Na ocasião, o presidente do Comitê Organizador Local (COL/Rio) e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, irá apresentar também o autor da logo, que foi escolhida através de concurso.
A expectativa é grande em torno da divulgação do símbolo de um dos maiores eventos que o Brasil irá sediar. Para aumentar a ansiedade e curiosidade, na véspera do evento, dia 6, o Cristo Redentor será iluminado com as cores de 150 países que deverão participar da jornada. Com isso, o próprio “embaixador” da JMJ Rio2013 fará o convite aos jovens do mundo inteiro para conhecerem a logomarca.
O lançamento, previsto anteriormente para o dia 1º de fevereiro, foi adiado em atenção e solidariedade a todos os familiares das vítimas do desabamento dos três prédios no Centro do Rio, na última quarta-feira, dia 25 de janeiro. Em nota, o Presidente do Instituto JMJ Rio2013 e Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, manifestou seu pesar e conclamou a todos que rezem pelos falecidos, feridos e famílias atingidas pela dor que também é de toda a Arquidiocese. Durante a cerimônia de lançamento da logomarca, será feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia.
JMJ
A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional de jovens com o Papa – uma grande celebração da juventude, do que significa ser Igreja, Povo de Deus em meio ao mundo, unido na fé e no amor, e enviado a testemunhar Cristo ressuscitado até os confins da terra. O encontro dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu centenas de milhares de jovens de mais de 190 paises.
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI.
O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ Rio2013.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

2º carnaval do ECC acontece dia 11





O 2º Carnaval do Encontro de Casais com Cristo, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, será realizado dia 11 próximo, no Lions Club (antigo Comercial Atlético Club), a partir das 21 horas. Para participa basta comprar uma camiseta ao preço de R$ 10,00, com a equipe dirigente. A entrada será com a camisa do evento. Muita animação faz parte da programação ao som da orquestra de frevo que tem a participação de pessoas do ECC.

Foto acima: 1º Carnaval do ECC realizado em 2011
Fonte foto: Maria Auxiliadora (Cilú)

Entrega das camisas do Bote Fé começa dia 8




A entrega das camisas do show do Bote Fé Natal acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, na sede do América Futebol Clube, situada na Av. Rodrigues Alves, no Tirol. Nos dias 8 e 9, a entrega será das 9h às 17 horas, e, no dia 10, das 9h às 12 horas.

No ato da entrega, a pessoa deve apresentar o ingresso. Já, quem comprou o ingresso para a área do Fronstage deve apresentar o ingresso e o documento de identificação cadastrado no ato da compra.

A coordenação lembra que só terá acesso à Arena Bote Fé, no dia 10, quem portar o ingresso e a camiseta do evento.

O show, no qual será gravado o DVD, com 30 cantores católicos, em preparação à Jornada Mundial da Juventude, acontecerá dia 10 de fevereiro, a partir das 17 horas, na Arena Bote Fé, na Praia do Forte, em Natal. A organização do show é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Arquidiocese de Natal e Sony Music.